Os psicanalistas do NAPSI organizam grupos regulares de estudo sobre eixos temáticos da Psicanálise e sua intersecção com diversas áreas do conhecimento. Os grupos são semanais ou mensais, e o ciclo de eixos temáticos tem duração definida de acordo com o interesse dos participantes, em prazo não inferior a 3 meses para os grupos semanais e 6 meses para os grupos mensais.

Grupos de Estudo Semanais
Encontros de 1 hora e meia por semana. Os grupos trabalham um ou mais assuntos dentro de eixos temáticos amplos. Confira os grupos em andamento:

O DESEJO EM FREUD E LACAN
O DESEJO EM FREUD E LACAN 

São discutidas as noções e conceituações de desejo em Freud e Lacan. As principais leituras são feitas a partir dos dois volumes da Interpretação dos Sonhos, de Freud, e os Seminários 5 e 6 de Lacan. 

Horário: Terças-feiras, das 15h às 16h30

Local: Sede do NAPSI – Rua Paraopeba, 80 – Pinheiros

A DIREÇÃO DO TRATAMENTO NA NEUROSE
A DIREÇÃO DO TRATAMENTO NA NEUROSE

A partir do referencial lacaniano de direção da cura, o grupo se dedica a pensar a posição do analista e a técnica psicanalítica.

Horário: Sextas-feiras, das 13h às 14h30

Local: Sede do NAPSI – Rua Paraopeba, 80 – Pinheiros

Grupos de Estudo Mensais
Um encontro por mês, com 3 horas de duração. Cada tema é trabalhado em 3 meses (3 encontros). Os dois primeiros encontros de cada tema são dirigidos ao estudo e discussão de textos, em que se constroem bases para que os membros produzam seus próprios textos sobre o tema. O terceiro encontro é, então, dedicado à leitura e discussão dos textos produzidos. Confira os grupos em andamento:

OS QUATRO CONCEITOS FUNDAMENTAIS
OS QUATRO CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Inconsciente, transferência, pulsão e repetição são abordados em 12 encontros, 3 para cada tema. A participação em um tema não implica a participação em outro. A cada 3 meses, portanto, um novo tema se inicia ciclicamente. 

Horário: Primeiro sábado de cada mês, das 10h às 13h

Local: Sede do NAPSI – Rua Paraopeba, 80 – Pinheiros


O ingresso nos grupos em andamento dependerá da disponibilidade de vagas. Os interessados devem enviar uma mensagem pelo formulário de contato do site com o tema escolhido e uma breve justificativa sobre seu interesse. O membro do NAPSI responsável pelo grupo retornará o contato.